A RIMVIVER

RIM VIVER


                                  Histórico Atualizado  da Associação dos Renais Crônicos de Caxias do Sul RIMVIVER

             A Associação dos Renais Crônicos de Caxias do Sul – RIMVIVER foi criada em 27 de junho de 1993, pela Sra. Isoldi Elizabetha Chies e por familiares de pessoas com insuficiência renal crônica que realizavam encontros e se reuniam em suas residências, com o objetivo inicial de conhecer a doença, bem como à busca de melhores condições de tratamento para as pessoas com este diagnóstico. 

            Em 1995, o núcleo criou seu próprio estatuto, passando a atuar como Associação Civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica. Tal mobilidade permitiu maior interação com as associações do país que atendiam o mesmo público, com as quais passou a trocar experiências e inteirar-se acerca da patologia e suas consequências, integrando-se também ao contexto nacional, expandindo desta forma seus conhecimentos e qualificando sua atuação. 

           Dois anos após, consciente que a insuficiência renal crônica não atingia apenas questões orgânicas do paciente, mas acarretava problemas emocionais e sociais a este e a sua família, a entidade com o auxílio de alguns acadêmicos do curso de administração da Universidade de Caxias do Sul, implantou o projeto RIMVIVER tendo como prioridade a integração e a inclusão social da pessoa com insuficiência renal crônica, criando um espaço para atendimento a este público. 

            Desta forma, a Associação prioriza o atendimento as pessoas com insuficiência renal crônica e seus familiares, sem distinção, de forma integrada com a rede socioassistencial do município, realizando encaminhamentos a fim de acessar benefícios aos usuários que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.

             A instituição visa contribuir para a garantia a proteção da família, promoção da pessoa com patologia crônica à vida comunitária, fundamentando suas ações na universalização dos direitos sociais propiciando o acesso dos usuários as políticas públicas de modo que consigam exercer os direitos de cidadania, superando o processo de exclusão social ao qual estavam expostos.

           Executa também um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para pessoas adultas entre 18 e 59 anos. Este serviço está embasado na Resolução 27 de 19/09/2011 do CNAS, a qual caracteriza-se por ações de assessoramento, defesa e garantia de direitos no âmbito da Assistência Social. Essas ações compõem o conjunto das ofertas e atenções da política pública de assistência social, articuladas à rede socioassistencial, por possibilitarem a abertura de espaços e oportunidades para o exercício da cidadania ativa, no campo socioassistencial, a criação de espaços para a defesa dos direitos socioassistenciais, bem como o fortalecimento da organização, autonomia e protagonismo do usuário. No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolvem atividades lúdicas incentivando novas possibilidades, resgatando a sensibilidade inserindo o uso de tecnologias que possam estimular seus potenciais e sua criatividade. Possibilita-se a ampliação do universo informacional, artístico e cultural. Assim melhorando a qualidade de vida dos usuários e suas famílias. O Objetivo é promover através de um trabalho  socioeducativo o fortalecimento das potencialidades, capacidade , vínculos familiares e comunitários dos Renais Crônicos (IRC) e dos usuários do SCFV.
             É importante destacar que as questões socioeconômicas fazem com que as famílias acabem indo em busca de serviços socioassistenciais, visto que os riscos sociais ficam mais evidenciados, seja pela falta de emprego, pelo adoecimento psicológico, falta de estimulo a mudança e autonomia, influenciando na questão do protagonismo social.

       Cabe registrar que contamos com o trabalho voluntário, são pessoas não remuneradas e sem vínculo empregatício que se integram à Entidade para desenvolver as atividades diárias, atendimento no Brechó entre outras . 

           A Diretoria é composta por Renais, familiares e Voluntários, sempre eleitos segundo o Estatuto Social para um período de 02 (dois ) anos.

        A Associação dos Renais Crônicos de Caxias do Sul é ligada a diversas entidades, das quais recebe e troca informações, publicações, e demais assuntos de interesse comum. As principais são: • SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia); • ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos); • ABCDT (Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes) e • SGN (Sociedade Gaúcha de Nefrologia); • Fundação Pró Rim Joinville SC;ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na Câmara Setorial de Doação de Sangue, Órgãos e Tecidos, FENAPAR -Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e transplantados do Brasil.


* PÚBLICO ALVO
*Nº de atendidos diretamente: 30 (SCFV)
*Nº de atendidos indiretamente que buscam atendimentos e informações: 60
 
DADOS DA ENTIDADE:
 
Associação dos Renais Crônicos de Caxias do Sul – RIM VIVER
Endereço: Avenida Rio Branco, nº 360  Bairro São Pelegrino – CEP: 95010-060
CNPJ: 01 483 710/0001-82  Telefone Celular: (54)99937-6996
Telefone: (54) 3221-7087 ou (54) 3214-1707
E-mail: gerencia.rimviver@gmail.com /rimviver.financeiro@gmail.com
Site: rimviver.org.br
 
Caxias do Sul, 02 de maio de 2024